GIRASSOL

Girassol
Fogão Solar Girassol


Descrição:


O Fogão solar “Girassol”é um modelo portátil, leve e resistente de fácil construção. 

É particularmente indicado para o lazer nos meses de maior insolação (Maio a Agosto).

Não requer reposicionamento (seguir o sol) ao longo de todo o processo de coação dos alimentos. Apresenta uma área de espelhos que varia entre os 58 e os 68cm de 'boca' durante cerca de 3,5 horas.


Foi inicialmente desenhado para Timor-Leste onde derivado da sua baixa latitude pode ser usado todo o ano.


Os materiais usados na Europa são sofisticados, mas de fácil obtenção e baixo custo.


Pode ser optimizado através da construção de uma versão 'fixa', substituindo a estufa (bacia transparente) por uma estufa melhorada, isolando termicamente os lados inferiores do pentágono e fechando-o superiormente com superfície transparente. Nesta versão o período da sua utilização é alargado à Primavera e Outono.

Desenhos:






















Estufa:



A estufa é constituída por uma bacia transparente de Polipropileno (PP) que resiste a temperaturas até 150ºC, fechada superiormente com folha de plástico transparente, preferencialmente PP e mantida por 'arame' de cobre de electricista ou e jardineiro.


O fundo não deve estar em contacto com o tacho quente, pelo que se coloca cortiça, madeira ou jornais.ndo não deve estar em contacto com o tacho quente, pelo que se coloca cortiça, madeira
ou jornais.






Montagem:

A união das duas partes espelhadas é feita através de um arame de jardineiro, através de furos previamente realizados, o que permite uma fácil e rápida montagem/desmontagem.


Corte das Placas:

 






As placas de PP (de 3,5 ou 5mm) são normalmente fornecidas por inteiro, na dimensão de 3*2m o que dificulta o transporte. Cada placa dá para dois fogões. Para facilitar o transporte podem ser cortadas longitudinalmente com as dimensões: 1,5*1,1m e 1,5*0,9m, originando quatro partes.







Materiais:

Indica-se a lista de materiais, possíveis fornecedores e custo aproximado.




Podem também baixar um documento PDF com mais indicações sobre o GIRASSOL aqui


Para mais informações, troca de experiências e de receitas,
ou inscrevam-se na lista:

Julho.2010



Sem comentários: